Domingo, 21 de Fevereiro de 2010
intervenção precoce; transdisciplinaridade; equipe de intervenção

http://dspace.uevora.pt/otic/bitstream/10174/1331/1/Dimens%C3%B5es+%28publicado%29.pdf


Quando se olha para algo vemo-lo de acordo com as nossas experiências, expectativas, nossa formação e personalidade. Também a ciência e os saberes práticos assentam na possibilidade de segmentar o real de forma a melhor se lidar com ele, o que conduz, ao nível da formação e das práticas profissionais, a uma maior especialização, isto é, cada vez mais se sabe de determinado área e menos das restantes. A maneira de abordar, pensar e intervir na realidade está relacionada com a segmentação disciplinar dos saberes.

Aconselha que a pessoa seja considerada como um todo, ou seja, ela e os seus contextos e relações, pois o seu desenvolvimento encontra-se relacionado com os diferentes contextos que o rodeiam, não apenas o contexto familiar, mas também social e cultural. É, por isso importante que se conjuguem esforços das diferentes áreas e saberes.

“Esta perspectiva global do desenvolvimento exige, assim, que os cuidados, terapêuticos, educativos ou outros, tenham de ter sempre como referência uma totalidade: a criança na sua complexidade e na multidimensionalidade das suas características e qualidades. A multiplicidade de profissionais e saberes não pode conduzir ao retalhamento da individualidade da criança, ou à segmentação das suas necessidades.”

A transdisciplinaridade vai permitir cuidar da criança no seu todo, criança-família-contexto.

A transdisciplinaridade exigeum trabalho em equipa, nomeadamente a cooperação, a partilha, a transfeência de conhecimentos e competências, a disponibilidade para dar e receber formação, o qu vai implica exigências ao nível de linguagem e terminologa de modo a ser perceptível por todos, elementos da equipa, criança e amília.

 




.mais sobre o grupo
.pesquisar neste blog
 
.Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

12
14
15
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. Apresentação final de MIE

. A guerra dos paradigmas f...

. Resposta à actividade pro...

. Regras do Jogo "A Guerra ...

. Paradigmas de investigaçã...

. "Paradigma" actual de "Re...

. Mapa conceptual pronto......

. Metodologias de Investiga...

. I Ciclo de Aulas Abertas ...

. sistematização de paradig...

.arquivos

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

.tags

. todas as tags

.links
.participar

. participe neste blog

blogs SAPO
.subscrever feeds