Sexta-feira, 26 de Março de 2010
O Paradigma Crítico e possibilidades de investigação em educação

Ao ler sobre o Paradigma Crítico, vi que este se detém sobre as questões sociais e culturais, tendo como base de estudo a Sociedade, os grupos e o indivíduo e  busca a transformação da estrutura das relações sociais e produzir conhecimento capaz de modificar o mundo.


 


Trazendo novamente um pensamento de Estrela e Ferreira (2001), em que pensar sobre investigação educacional é crucial para fazer ciência e pensar a Educação, pergunto à luz do paradigma supracitado:


 


1. Que relação vemos entre Ciência e Educação?


2. Sob quais perspectivas têm-se olhado para a Educação?


3. Como as experiências e investigações na área multimédia podem contribuir para as reflexões e redimensionamentos necessários para a Educação, para as práticas escolares, para a Formação de Professores, para o uso de metodologias inovadoras?


 


Sem a pretensão de ver estas questões esgotadas ou respondidas aqui, penso que as duas primeiras estamos a responder ao longo das discussões travadas. Contudo, a terceira poderá suscitar reflexões nas investigação que viemos a proceder e talvez produzir conhecimento suficiente para promoção de reais mudanças necessárias e bem vindas ao contexto educativo.




1 comentário:
De astrigilda a 26 de Março de 2010 às 16:01
Olá!
Por algumas leituras realizadas e, levando em consideração a posição de alguns investigadores como Coutinho (1995) e Miranda (2008), o que distingue o paradigma sócio-crítico dos paradigmas qualitativo e quantitativo é o seu carácter emancipatório . Segundo Miranda (2008), a validação dos critérios deste paradigma centra na procura de "consenso e no uso da intersubjectividade na análise de dados". Este autor, refere ainda que este paradigma "usa uma metodologia mais orientada para a prática educativa e perspectiva a tomada de decisões com base na investigação avaliativa e na Investigação-Acção , através de técnicas que impera o estudo de casos.



Comentar post

.mais sobre o grupo
.pesquisar neste blog
 
.Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

12
14
15
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. Apresentação final de MIE

. A guerra dos paradigmas f...

. Resposta à actividade pro...

. Regras do Jogo "A Guerra ...

. Paradigmas de investigaçã...

. "Paradigma" actual de "Re...

. Mapa conceptual pronto......

. Metodologias de Investiga...

. I Ciclo de Aulas Abertas ...

. sistematização de paradig...

.arquivos

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

.tags

. todas as tags

.links
.participar

. participe neste blog

blogs SAPO
.subscrever feeds