Domingo, 21 de Fevereiro de 2010
Holistic Learning for Sustainable Development

Mais algumas ideias que poderão ter interesse para o nosso trabalho


 


Este artigo encontra-se dividido em 3 partes:

Parte I: A educação para o desenvolvimento sustentável através da auto-aprendizagem

Considera que o sector educacional é um elemento crítico para a promoção da sustentabilidade, no entanto, é também a força necessária para a mudança. Que a auto-aprendizagem poderá ajudar a explicar o papel da educação no desenvolvimento sustentável, sendo este mais do que um aumento do conhecimento ou a implementação de programas de promoção. A educação deverá dar resposta a um compromisso social e ser um agente de mudança.

Parte II: Educação holística para a promoção da sustentabilidade

Refere que a reforma da lei do ensino criou a oportunidade de todos poderem aprender e a integrar a aprendizagem/ciência na prática da vida real. Considera ainda, que as intervenções essenciais que promovem a aprendizagem holística estão assentes em três componentes:

1)      O processo de aprendizagem profunda que visa ampliar a nossa capacidade de aprender em cada fase da vida (aprender a aprender / sociedade baseada na sabedoria);

2)      A aplicação da aprendizagem na vida prática, promovendo o desenvolvimento sustentável paralelamente com o compromisso social. Realça a necessidade do esforço para se ter sucesso (aprender fazendo / sociedade auto-suficiente);

3)      Aprendizagem baseada na interligação da comunicação (sociedade baseada no conhecimento).

Parte III: Implementação de uma aprendizagem holística para promover a sustentabilidade

Refere que o principal factor de sucesso e de sustentabilidade reside na construção de parcerias, na participação de toda a comunidade escolar e que a implementação da aprendizagem holística no sistema de ensino requer um plano estratégico e de mudança, devendo promover-se actividades de aprendizagem e programas de preparação. Qualquer tipo destes programas de preparação, assim como o desenvolvimento de currículos ou de pedagogias devem ser concebidos de acordo com as exigências de cada parceiro.



.mais sobre o grupo
.pesquisar neste blog
 
.Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

12
14
15
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. Apresentação final de MIE

. A guerra dos paradigmas f...

. Resposta à actividade pro...

. Regras do Jogo "A Guerra ...

. Paradigmas de investigaçã...

. "Paradigma" actual de "Re...

. Mapa conceptual pronto......

. Metodologias de Investiga...

. I Ciclo de Aulas Abertas ...

. sistematização de paradig...

.arquivos

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

.tags

. todas as tags

.links
.participar

. participe neste blog

blogs SAPO
.subscrever feeds